ShowList Banner

Lista de Banner

  • Web - World Wide Web

    A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial", também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

    http://www.naninho.blog.br/web.html

  • Saúde

    Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças (OMS - Organização Mundial da Saúde).

    http://www.naninho.blog.br/saude.html

  • Hemodiálise

    A hemodiálise é um tratamento que consite na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue com um rim artificial.

    http://www.naninho.blog.br/saude/hemodialise.html

  • Transplantes

    Chama-se transplantação, ou simplesmente transplante, o ato de colher um órgão ou tecido, ou parte deles, de um indivíduo (doador) e implantá-lo(s) em outro indivíduo (receptor) (ou, no caso de tecidos, no próprio doador).

    http://www.naninho.blog.br/saude/transplantes.html

HomeSaúdeHemodiáliseO inventor da hemodiálise
educação coletiva

O inventor da hemodiálise

O inventor da hemodiálise

 

Willem Johan Kolff
Prof. Willem J. Kolff (ao centro)
manuseando um dos primeiros modelos
de máquinas de hemodiálise

Willem Johan Kolff (14/02/1911 – 11/02/2009) médico holandês, naturalizado estadunidense, considerado o "pai dos órgãos artificiais". Inventou a máquina de hemodiálise (rim artificial) em 1941 e tratou o primeiro paciente em 1943. Kolff era um jovem médico em Groningen na Holanda antes da segunda guerra mundial quando viu um jovem de 22 anos morrer de insuficiência renal. Então ele pensou: "se lhe conseguisse remover 20g de uréia diariamente, ele poderia ter sobrevivido".


Então ele idealizou uma máquina que utilizava cerca de quarenta metros de tubos de membrana de acetato de celulose enrolada num tambor rotatório, o qual mantinha-se mergulhado em uma bacia contendo a solução de diálise. Uma bureta coletava o sangue do paciente (não havia bomba de sangue), e pela ação da gravidade o impulsionava através da membrana dialisadora. O sangue, depois de purificado, retornava ao corpo do paciente. (TUOTO, 2006).

 

A história registra quinze pacientes tratados pelo rim artificial antes que um deles sobrevivesse. A primeira sobrevivente foi Sophia Schafstadt, atendida em setembro de 1945, em coma. Após a hemodiálise, a paciente recuperou a conciência e viveu por mais sete anos. (TUOTO, 2006).


Em 1950 Kolff emigrou para os Estados Unidos onde iniciou um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de um coração artificial. Em 1982, Kolff e sua equipe desenvolveram e implantaram o primeiro coração artificial (o "Jarvik-7") em um ser humano, o paciente Barney Clark. (TUOTO, 2006).

1ª máquina de hemodiálise
Primeira máquina de Diálise - 1943:
Cilindro rotativo de Kolff


Em 2002, aos 91 anos, recebeu juntamente com Belding H. Scribner, da Universidade de Washington, o Prêmio Albert Lasker em Pesquisa Médica Clínica pela criação do rim artificial. Scribner e sua equipe desenvolveram um dispositivo em forma de "U" colocado permanentemente no paciente, atuando como uma fístula arteriovenosa, à qual é conectada a tubulação da máquina de diálise. Esse dispositivo propiciou a utilização da hemodiálise em um número cada vez maior de pacientes. (TUOTO, 2006).

Ainda em 2002, Kolff acompanhava os projetos de um pulmão artificial transportado pelo próprio paciente e do olho artificial para pacientes cegos.

Foi indicado ao Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2003, juntamente com William H. Dobelle, um de seus colaboradores, mas o prêmio acabou ficando com Paul Lauterbur (EUA) e Peter Mansfield (Grã-Bretanha) por suas descobertas no campo da ressonância magnética.


Graças a Willem Johan Kolff, eu e milhares de pessoas se mantiveram ou se mantém vivos em todo o mundo com a sua invenção. Obrigado Dr. Willen Johan Kolff pelos anos de trabalhos e estudos prestados a humanidade.

 

Para saber mais sobre a biografia do Dr. Willem Johan Kolff e outros grandes médicos da história da humanidade não deixe de visitar o blog Biografias Médicas do Dr. Elvio A. Tuoto no seguinte endereço: http://medbiography.blogspot.com/

 

Para maiores curiosidades acesse também o museu virtual da hemodiálise (em Inglês): http://www.homedialysis.org/learn/museum/

 

Referências:


TUOTO, E. A. "Willem Kolff (Biografia)." In: Biografias Médicas by Dr Elvio A Tuoto (Internet). Brasil, 2006. Consulta em Mar, 06 - 2011. Disponível em: <http://medbiography.blogspot.com/2006/10/willem-kolff-inventor-da-m_116025952212742813.html>

Última atualização em Qua, 07 de Agosto de 2013 20:41

 

Comentários   

 
ED Carlos de Jesus
+3 #12 EdED Carlos de Jesus 23-04-2016 16:47
Sou novo nesse tratamento,gostaria muito de agradecer pelo tratamento somente assim podemos sobreviver.
Citar
 
 
silvania
+4 #11 Obrigada,inventor humanosilvania 21-08-2015 20:10
Agradeço a este gênio,pois graças a sua invenção a minha querida amiga Lucia esta viva ao meu lado.
Citar
 
 
simone
+4 #10 rimsimone 15-09-2014 20:42
Obg,obg
Citar
 
 
EDILSON DE LIMA
+1 #9 obrigadoEDILSON DE LIMA 06-07-2014 20:24
obrigado por eu estar vivo DOUTOR
Citar
 
 
Elayne
+3 #8 valeuElayne 06-04-2013 01:29
nossa d+,esse homem e muito abençoado,obrigado Luiz ernani
Citar
 
 
natalie
+4 #7 este homem é um genionatalie 01-10-2012 08:58
Graças a Deus este homem nasceu é um genio e foi muito abençoado!!
E muito obrigada por estas informaçoes, meu pai hoje esta bem graças à esta maravilhosa invençao!!
Citar
 
 
MarceloMendes Caldei
+3 #6 OBRIGADOMarceloMendes Caldei 04-09-2012 10:33
Graças a este homem, a minha mãe está viva.
Ele Deve estar aproveitando a vida lá no céu, com muita paz.
Citar
 
 
Carlos Urjais
+1 #5 O Inventor da HemodiáliseCarlos Urjais 29-11-2011 18:26
Excelente informação. Agradeço por compartilhar em meu blog. Estou colocando esta informação em meus sites, colocando como fonte o blog do naninho.
Gostei imensamente do seu blog, parabéns!
Citar
 
 
Luiz Ernani-Naninho
+7 #4 Luiz Ernani-Naninho 12-10-2010 10:02
Citando Rita Costa:
Nossa, Naninho q bakana... parabens pela linda iniciativa... por mais q se falem em Hemo, a maioria das pessoas desconhecem o q realmente acontece por falta de informações corretas....
Q vc possa continuar levando seus conhecimentos às pessoas.... q Papai do Céu te abençõe sempre...
Abraceijos!!!
Ritinha

Obrigado Ritinha pelas palavras!
Pesquisei e achei o artigo muito interessante pois foi graças a este homem que hoje temos forças para podermos buscar a felicidade!
Abraceijos!!! ;-)
Citar
 
 
Rita Costa
+2 #3 Rita Costa 12-10-2010 01:07
Nossa, Naninho q bakana... parabens pela linda iniciativa... por mais q se falem em Hemo, a maioria das pessoas desconhecem o q realmente acontece por falta de informações corretas....
Q vc possa continuar levando seus conhecimentos às pessoas.... q Papai do Céu te abençõe sempre...
Abraceijos!!!
Ritinha
Citar
 

Adicionar comentário


Google